Resiliência em um mundo de Ação

Miriam Cruz
5 min readJun 11, 2023

--

Na região dos Pirineus na Catalunya, Espanha, de 20/27 de Maio aconteceu mais uma edição do Formação financiada pelo Erasmus+ em cooperação com a ULEX e Ideenhochdrei e.V.

  • Tema* Resourcing Resilience: Working with Trauma for Education (Resiliência de Recursos: Trabalhando com o Trauma para a Educação * tradução literal).

O evento contou com a participação de pessoas de diferentes partes do mundo vinda de países como Portugal, Itália, Alemanha, Brasil, Holanda, Rússia, França, entre outros; Sendo contemplado pela riqueza da diversidade de raças, culturas e gêneros, consolidando assim um evento multicultural.

Participar deste treinamento foi uma singular experiência de estar em contato com diferentes e contrastantes realidades globais, e assim poder expandir a minha visão de mundo através dos olhos e experiência de vida dos demais participantes que estiveram presentes.

Ao longo do processo foram desenvolvidas diversificadas atividades tais como dinâmicas de grupo, metodologias de aprendizagem e planejamento em torno do tema central Resiliência, possíveis de serem aplicadas em diferentes áreas da nossa vida profissional e pessoal.

Um dos meus exercícios favoritos foi o exercício do “Rio da Vida”, no qual a partir de alguns inputs prévios, tivemos um momento para desenhar um Rio que representasse nossa vida, destacando os aspectos mais marcantes da nossa trajetória.

Além de ter sido um ótimo exercício individual de autoconhecimento, em um momento posterior também compartilhamos nossos desenhos entre nós, em pequenos grupos, e foi uma ferramenta que nos auxiliou a nos conhecermos melhor de uma forma bem interessante.

Outro exemplo de atividade que achei bem relevante foi um estudo de caso, no qual foi possível desenvolvermos um plano de ação detalhado de como agir mediante a situações de riscos que podem se apresentar em um evento /intervenção/ ação ativista e etc. que estejamos organizando.

Não posso deixar de mencionar a esclarecedora seção de Segurança Digital que nos possibilitou navegar com mais consciência na /Dimensão digital/ e entender mais a fundo toda a complexidade que ela demanda e o quanto é essencial nos instruirmos e aprendermos como interagir de maneira mais alerta e consciente nesse mundo, que pode revelar apavorantes Black Mirror.

Também tivemos riquíssimas trocas de experiência entre o grupo e podemos aprender muito com a bagagem que os participantes trouxeram, e o intercâmbio cultural foi realmente muito potente e valoroso, e mesmo emergindo situações às quais tivemos que enfrentar desafios de lidar com tantas diversidades, foi possível criarmos conexões e pontes de modo a transcender nossas barreiras idiomáticas e culturais.

A língua oficial do evento foi o Inglês porém em momentos paralelos e tempos livres todas as formas de expressão estavam bem vindas e também se revelaram lindamente através da música.

Uma das minhas reflexões mais profundas foi perceber o como muitas vezes nossas visões de mundo estão limitadas aos contextos nos quais estamos inseridos, nas mais diversas realidades paralelas e fragmentadas que formam verdadeiras bolhas e micro nichos por toda extensão do globo terrestre.

Sair da minha zona de realidade e verdadeiramente me abrir para olhar o que está acontecendo em outras realidades… Estar genuinamente aberta a praticar a escuta ativa e simplesmente ouvir histórias e experiências de vidas de pessoas em situações de vulnerabilidade tão extrema… Foi um potente exercício de empatia.

… Através das histórias compartilhadas pelos participantes, a sensação de risco de vida e abalo emocional estava realmente presente na atmosfera do treinamento.

Por mais difícil que seja encarar toda a complexidade que estamos vivenciando no mundo contemporâneo, esse é um passo fundamental para despertarmos e colaborarmos juntos sobre perspectivas de mudança.

De modo a desenvolvermos nossa capacidade de ação de forma mais proativa, preventiva e estratégica versus reagirmos às situações, acidentes, catástrofes e etc. de forma reativa e sem muito preparo e repertório. Abrir os olhos e se informar é um grande passo.

Já nos momentos finais de encerramento, realizamos um exercício de “Caminhada para o Futuro” e visualizamos uma projeção da nossa vida dentre os próximos 5 anos, e em um dado momento eu me dei conta que foi há ca. 7 anos atrás quando comecei a despertar, estudar e me engajar nas causas planetária, e desde então foi sendo projetado um caminho no qual hoje foi possível eu estar apta para participar desse treinamento neste momento presente.

E em um momento pude sentir, que o simples fato deste estar lá, me informando, me capacitando e etc. já está desde já ampliando as minhas possibilidades de futuros, que estão sendo criadas e manifestadas através das minhas escolhas e ações nesse presente AGORA.

A meu ver é imprescindível que desenvolvamos nossa capacidade de nos sensibilizarmos para o que está acontecendo ao redor do mundo, e acredito que esse é um dos primeiros passos para verdadeiramente tomarmos consciência e nos conectarmos as causas coletivas, que também dizem respeito a nós mesmo;

E a partir disso encontrar nesse lugar força para agir, se engajar e alinhar nossas vidas a propósitos que defendem o bem estar comum da nossa casa planeta terra e nossos irmãos raça humana, nos fortalecendo através da nossa união.

No nosso ultimo circulo juntos, eu agradeci pela incrível oportunidade de participar dessa experiência transformadora que realmente marcou a minha vida e expressei minhas apreciações pelos nossos “Rios das Vidas” terem se encontrado neste lugar espaço e tempo, um momento realmente divisor de águas…

Para então seguirmos nossos caminhos, mas agora conectados, banhados de outras águas e com o profundo desejo de nos reencontramos por aí, nessa jornada da vida que acredito que de diferentes maneiras todos nós estamos percorrendo rumo ao “Caminho de Volta a Casa”.

E gostaria de finalizar esse texto com meus calorosos agradecimentos a toda equipe Erasmus+ Ulex eIdeenhochdrei e.V., que tornaram esse evento e nossa participação possível, além da cada um dos participantes que vieram dos 4 cantos do mundo e compartilharam sua existência conosco nesses dias intensos, vivos mais também regados de amor, cuidado e boa música para suavizar a vida.

…Assim foi. Assim é. Assim sempre será…

-> Click here to read the English version

-> Klicken Sie hier, um die deutsche Version zu lesen

-> Haga clic aquí para leer la versión en español

By Miriam de La Cruz ✝️>___.
📋Event Management by Graduation
🖌Writer by Vocation
💝Artesan by Heart
🎨«Making Art And Your Part»
@makingartandyourpart

--

--

Miriam Cruz

.___<By Miriam Dela Cruz ✝️>___. 📋Event Management by Graduation 🖌Writer by Vocation 💝Artesan by Heart 🎨«Making Art And Your Part» @makingartandyourpart