A Humanidade do Futuro — Voluntariando e Vivenciando Nazaré Uniluz-

Miriam Cruz
7 min readAug 21, 2024

--

Foto retirada do Site Nazaré Uniluz

Palavras Chaves: \\Resplandecer — Integridade — Unidade — Totalidade — Acolhimento — Recolhimento — Introspecção — Comunhão — Afinação — Alinhamento — Individual — Coletivo — Engrenagem — Organismo — //

Saudações Amados! Hoje venho aqui fazer uma partilha bem luminosa sobre a transformadora oportunidade de participar de um voluntariado na Instituição Nazaré Uniluz- (localizada em Nazaré Paulista —ca. 89 Km de distância de São Paulo Capital).

E a partir dessa experiência vivenciar novamente a vida em coletivo, com direito a uma graduação de temperatura que iniciou com um frio bem introspectivo nos primeiros dias, até chegar em um Domingo Dia de ☀️ Sol Radiante. (Período 12–18.08.2024 )

(Click here to read this text in English)

Breve história — Nazaré Uniluz

Um grupo de 12 pessoas, inspirado por Trigueirinho (cineasta brasileiro, pesquisador das filosofias perenes e líder espiritual), instalou-se às margens da represa Atibainha, em Nazaré Paulista/SP, com o objetivo de criar um espaço para estudos e práticas de meditação e atenção plena (mindfulness), de modo a ampliar a consciência humana por meio do autoconhecimento, do serviço altruísta e do convívio grupal. O espaço é criado com total independência de orientações religiosa, filosófica ou política e, desde a sua fundação, se norteia pela neutralidade, simplicidade, liberdade de dogmas e sentido de propriedade.

Em uma visita à comunidade de Findhorn (1981), no norte da Escócia, Trigueirinho encontra Sara Marriott (escritora norte-americana e executiva do Movimento Bandeirante dos EUA, residente ali há cerca de 12 anos). Os dois passam a trocar correspondências desde então e, por meio de cartas, Trigueirinho convida Sara para participar da construção desse Centro de Luz no Brasil. (Ano de fundação: 1982)

(Fonte: Site Nazaré Uniluz — https://nazareuniluz.org.br/)

Para maiores informações acesse o site ou entre em contato: +55(11)96473–2851

Os 12 princípios

Existem 12 princípios que são fios condutores do ritmo de vida da instituição e que permeiam as mais variadas atividades de maneira bem aplicada, são eles:

Meditação

Silêncio

Atenção Plena

Ritmo

Ordem Cerimonial

Cuidado Amoroso

Partilha

Serviço altruísta

Comunicação Sustentável

Liderança Grupal

Cuidado com a Natureza

Simplicidade

Diferenciais

Alguns diferenciais que gostaria de destacar, perceptíveis a partir de outras vivências em coletivo que já tive, foi a qualidade do local, super estruturado, limpo, organizado, com uma natureza tão envolvente, e a diversidade de práticas que possibilitam o despertar da consciência, a valorização dos detalhes em profundidade, o Cuidado Amoroso, a prática da Atenção Plena nas tarefas mais simples do dia a dia e etc.

Além de tudo, essa organização com muito respeito e comprometimento aos horários, auxilia a trazer clareza dos nossos papeis e tarefas, e assim também resguardar nossos momentos livres.

Rotina

Antes de iniciar cada uma das atividades, primeiramente todos são convidados a ficarem em silêncio por alguns instantes, e então cada um retira uma °Carta dos Anjos°, convidando uma qualidade que lhe acompanhará no decorrer da tarefa (em sintonia com o princípio da Ordem Cerimonial).

A prática da Meditação acontece 3 vezes ao dia (07h / 12h / 19h — 15min de duração) na sala de meditação. E nesse momento, a proposta é que o Campus todos pratique o silêncio, independente de onde você estiver.

A prática do silêncio também acontece no café da manhã (Manhã silenciosa até às 08h) — sendo assim, nesse período não há necessidade de falar, dizer bom dia, algumas pessoas costumam ficar de cabeça baixa, no seu mundo interior).

Wi-Fi Detox — O uso da internet livremente é limitado apenas a algumas áreas apropriadas — sugerindo um Cuidado Amoroso em não gravar áudios ou fazer chamadas na região dos dormitórios, por exemplo. Não costumamos levar nosso celular conosco nas atividades, nem fazer registros fotográficos.

OMG! Não posso esquecer de fazer uma menção sobre as Divinas e fartas refeições de todos os dias, preparadas com muito amor, atenção plena, alimentos orgânicos da horta, e que realmente faziam da hora da refeição um momento sagrado, de grande satisfação, repleto de alimentos tão saborosos e nutritivos. \\Abundância// (Vegetariana & Vegana)

Estrutura

Um dos meus lugares favoritos foi o [Labirinto] um espaço bem engenhoso e simbólico onde nos reuníamos todas as manhãs em torno da Mandala Sagrada para nos alinharmos com o novo dia, distribuir as tarefas e etc.

Labirinto — Foto retirada do Site Nazaré Uniluz

InterSer — Quem é você?

Tire tudo que te liga do mundo: dinheiro, relacionamentos, braços, pernas, linguagem, e ainda restará algo que é você — eu não sou isso, eu não sou aquilo. Algo menos tudo, é igual a nada, então você não é nada. Mas quando estamos ai, nesse ponto, descobrimos que nada não é nada, é tudo: tudo brota do vazio e uma partícula de energia tem um bilhão de sois. Então você é tudo! — Charles Eisenstein

Salas de Aula

As tarefas de sustentação da instituição (como a organização da louça depois das refeições — chamada de Harmonização — a ser cumprida todos os dias pelos voluntários) eram divididas em “Salas de Aula”.

Minhas salas de aula favoritas foram a do Tear, Confecção de Pães e Horta (com direito a um revigorante mergulho na represa depois do pesado trabalho na terra).

Foto retirada do Site Nazaré Uniluz

“O mosaico é plural e só existe porque cada peça resguarda sua singularidade”.

Acesso

Existem diferentes formas de acesso a Nazaré Uniluz, como por exemplo:

- Voluntariado Amigo — Imersão de 1 semana, a qual eu estava participando;

- Voluntariado Experiência VIVA: Imersão de voluntariado de 3, 6 e 9 meses (ciclos de 3 meses que podem se renovar até completar a jornada de 9 meses);

- Residente;

- Retiro individual;

- Retiros Coletivos (que duram cerca de 3 dias e normalmente acontecem aos finais de semana);

-Além de outras formas de colaboração e adesão.

Pulsar

…A dança entre experiências coletivas e momentos individuais…

Por já ter vivenciado diversificadas experiências de vida em comunidade (seja por um período mais prolongado ou até mesmo em contextos como festivais, retiros e etc.) ao longo dessas vivências fui percebendo a importância de respeitar os meus momentos individuais, pausas, espaços para mim, para poder processar tantos acessos absorvidos a partir das interações. Pois não é muito difícil ficar embalado por tantas possibilidades de atividades e acontecimentos que decorrem simultaneamente nesse estilo de vida tão vibrante.

§…Decantar…§

Cada vez reconheço mais o quanto é fundamental, ainda que em uma experiência coletiva, preservar os meus espaços individuais e assim continuar desenvolvendo minha Individuação. //Autocuidado\\

Quartos Individuais — Nazaré Uniluz

Espaços Livre

Tivemos uma tarde toda livre, e nesse dia fomos contemplados por um dia de Sol Brilhante ✨ que nos convidou a ir à represa e ter uma tarde muito gostosa e refrescante, em comunhão, acompanhada de Vozes & Violão e pudemos desfrutar do magnífico pôr do Sol cantando juntos a música “O Segundo Sol” , assistindo o Sol espelhado na represa… Foi muito especial!

“Quando o segundo sol chegar, Para realinhar as órbitas dos planetas…”

A Humanidade do Futuro

O lugar também é contemplado por uma biblioteca muito charmosa e aconchegante, e eu encontrei na prateleira um livro do Trigueirinho — A Humanidade do Futuro, e em um momento de pausa no qual estava descansando na rede lendo esse livro, naquele local, naquele momento, me reconheci nesse futuro, idealizado há tempos atrás. Foi uma sensação atemporal bem peculiar.

E toda essa experiência renovou a minha fé em formas de vida alternativas, mais integradas à natureza, em comunidade, que muito além de sonhos e visões já são realidades em diversos lugares no mundo.

Sarau

Na quarta-feira na parte da noite, tivemos outro momento de comunhão em um descontraído Sarau, no qual foi possível estarmos presentes sendo nós mesmos, e partindo desse lugar, compartilhamos nossos talentos de uma forma bem confortável, e cada um que ia vencendo a barreira de se expor, encorajava o outro a se expressar também. ∆``FAÍSCAS``∆

Outro momento de confraternização muito especial foi a oficina de Dança Circular, que também ajudou a ancorar Energia Vital, trazendo ritmos africanos e outros estilos.

Esse local realmente foi um solo muito fértil, que me permitiu florescer aspectos genuínos do meu Ser, (e que nem sempre encontramos oportunidades propícias para dar vazão a essa imensidão de potencialidades que nos habita).

E para encerrar essa partilha de uma maneira inspirada, assim como foi essa experiência como um todo, gostaria primeiramente de agradecer ao Will Zumba, que gerou essa conexão, toda a equipe da Nazaré Uniluz e todos os voluntários que compartilharam dessa jornada e juntos pudemos escrever mais um capítulo no livro da vida.

E por fim, trazer um poema autoral, que recitei no Sarau.
Faça uma pausa silenciosa. Respire profundamente e deleite-se:

_Nós-Multi-VERSO_

Por que toda essa Diferença

Fortalece a Resistência

Entre a nossa Existência?

Convido a sua Essência

A sintonizar minha Frequência

E potencializar nossa Presença.

Toda essa Diversidade

De nós Humanidade

Pode se Exponenciar.

Para cada um há um Lugar

Bora ir além de Acreditar

E no dia a dia Praticar.

Experienciar novos Sabores

Experimentar outros Valores

Expressar todas as Dores

Encontrar Reais Curadores

Exalar fragrância das Flores

Exaltar nossos Amores

Fazer da vida um Arco-íris de Cores! 🌈

† Miriam DelaCruz †

(Click here to read this text in English)

--

--

Miriam Cruz

.___<By Miriam Dela Cruz ✝️>___. 📋Event Management by Graduation 🖌Writer by Vocation 💝Artesan by Heart 🎨«Making Art And Your Part» @makingartandyourpart