“Purpose Retreat” — Uma imersão com o propósito de orientar a vida

Miriam Cruz
4 min readFeb 27, 2022

--

(Click here to read this text in English)

No final semana de 18 a 20.02.2022, aconteceu a primeira edição oficial do “Purpose Retreat”, uma imersão focada na orientação de vida, em um lugar super encantado localizado na região de Siebengebirge, perto de Bonn-Alemanha, na rua da Nova Sorte (Neuglückstraße), também em sintonia com a magnética lua cheia.

De uma maneira diferente do que havia imaginado, encontrei no “Purpose Retreat” exatamente aquilo que estava procurando, através de uma imersão com o foco principal na orientação de vida, facilitada pelos recém formados estudantes da Alanus Hochschule — curso P.h.A.S.E (Filosofia, Artes e Empreendedorismo Social) Emily e Dominik.

O simples fato de estar lá, inserida na atmosfera cuidadosamente criada nos mínimos detalhes, colaborou para fazer emergir de dentro de mim aspectos essenciais que me trouxeram clareza, autoconhecimento e maior entendimento de possíveis expressões profissionais que posso manifestar nesse mundo.

Foi bem interessante perceber o potencial que cada exercício abarcou, de forma complementar um ao outro através da condução dos facilitador, sendo possível trabalhar esse aspectos usando ferramentas tão potentes como o Ikigai, combinada com outros elementos como a expressão artística através da pintura, além de demais recursos relacionados com a bagagem adquirida por eles no curso P.h.A.S.E Gang.

⚜️Momento de Ouro⚜️

Um dos momentos ápice do retiro para mim, emergiu a partir da proposta de expressarmos através da pintura nossas reflexões sobre a seguinte pergunta:

- O que o mundo precisa?

E abrindo o coração, no começo eu estava me sentindo um tanto quanto desencorajada, pois sou muito melhor com as palavras do que com o pincel, e me senti bem desafiada em traduzir minha resposta através da pintura.

Fiquei refletindo um pouco, até que me veio a inspiração de encontrar uma maneira de combinar com a pintura outras habilidades manuais que consigo fluir com mais propriedade, e eis que então surgiu a seguinte dobradura 3D, que em sua simplicidade traz uma série de significados:

As pessoas de mãos dadas representam = COLABORAÇÃO
As cores🌈 Arco-íris que pintei o papel representa = DIVERSIDADE
A base sustentando eles de pé é uma coroa = DECISÕES COLETIVAS
O material usado foi a capa da agenda que ganhamos = SUSTENTABILIDADE

🔍Visão Ampliada🔎

No meu caso, por eu também estar trilhando esse mesmo percurso acadêmico, foi ainda mais relevante participar dessa experiência e poder acompanhar mais de perto a trajetória de pessoas que recém terminaram um caminho que apenas comecei a caminhar.

Também ter tido contato com aspectos mais técnicos em relação à concepção e planejamento do formato do evento, através do Block Seminas — Social Entrepreneurship, ministrado pelo docente Marcelo da Veiga, foi outro fator diferencial na minha capacidade de percepção, sendo possível a partir disso enxergar mais profundamente a proposta como um todo, e entender mais a fundo quais foram os passos que levaram a concretização desse retiro.

Foram inúmeros aprendizados, e indo além da dimensão da trajetória acadêmica, pelo fato de eu também trabalhar com eventos, simplesmente experienciar a forma estrutural tal como:

Locação; organização do espaço; dinâmicas das refeições; material de apoio e etc.

Também agregaram experiência para o meu olhar de gestora de eventos, que reconhece a importância fundamental desses itens de base na criação de um ambiente acolhedor, que possibilite a realização das atividades propriamente ditas.

A partir dessa experiência, recheada de elaboradas atividades individuais, em grupo, caminhadas na natureza e pausas estratégicas….
Se desdobraram percepções e insights valiosos para mim, que ao final me trouxeram clareza da onde eu estou além de me trazer propriedade para criar de forma concreta Micro Degraus, e assim eu me tornar capaz de dar os próximos passos de forma mais segura e confiante.

Concluo minhas reflexões trazendo uma frase que ouvi em uma jornada profissional que também tive a oportunidade de receber mentoria das queridas Daisy Klein e Mônica Lan, há 2 anos atrás, cujo um dos objetivos era visualizar e planejar os passos da minha grande transição do Brasil aqui para a Alemanha:

“O propósito da semente de uma rosa é florescer e se tornar uma bela flor, algo que ela apenas precisa deixar brotar naturalmente, e assim atingir sua máxima exuberância”.

--

--

Miriam Cruz

.___<By Miriam Dela Cruz ✝️>___. 📋Event Management by Graduation 🖌Writer by Vocation 💝Artesan by Heart 🎨«Making Art And Your Part» @makingartandyourpart